Publicado por: evitoria | 2 de julho de 2013

Agrotóxicos em alimentos causam alto índice de intoxicações em Alagoas


10% dos casos são causados por agrotóxicos, segundo Sesau10% dos casos são causados por agrotóxicos, segundo Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou, somente em 2012, 6.499 casos de intoxicação por exposição a substâncias químicas, sendo 10% causados por produtos agrotóxicos. Para evitar que a população seja exposta a essas substâncias nocivas à saúde, a Vigilância de Saúde Ambiental lançou um plano integrado para orientar consumidores e usuários destes produtos.

"Precisamos identificar junto com a população e com as entidades que lidam com agrotóxicos quais são essas substâncias, e onde elas estão inseridas", disse a diretora da Vigilância Ambiental, Elizabeth Rocha, sobre os objetivos do plano. De acordo com Elizabeth, o maior número de casos é registrado em Arapiraca, onde há grande atividade de agricultura familiar. "Dados do IBGE nos informam que a maioria usa agrotóxicos sem a orientação necessária, muitos nem sabem ler", disse.

“Estamos também cadastrando as principais áreas onde ocorrem as intoxicações a partir da procura da população nos postos de saúde”, informou Elizabeth. A partir desse cadastro, a Sesau terá uma lista das substâncias usadas em cada região. “Esse é um plano global. Nós estamos vendo não só o afetado, mas o todo. É importante também que a gente conheça o principal ativo para saber como vamos tratar”, concluiu.

Os sintomas da intoxicação por agrotóxicos são principalmente dores de cabeça, tonturas e vômitos. “Mas os sintomas variam de acordo com o tipo de substância”, explicou a diretora da Vigilância Ambiental. Ela alerta que ao contrário do que diz a crença popular, o leite não corta o efeito da intoxicação.

Fontes: Tudo na Hora.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: