Publicado por: evitoria | 25 de setembro de 2013

Arapiraca é a única cidade do estado com Ambulatório de Feridas


Mais uma vez Arapiraca se destaca em Alagoas e no Nordeste pelo pioneirismo de suas iniciativas na gestão pública. Com um ano e quatro meses em funcionamento , o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca é o primeiro e único ambulatório do estado que realiza atendimento pelo SUS.

De acordo com  Joana Silva , coordenadora do ambulatório,  os pacientes que são atendidos nas unidades de  saúde  e que precisam de um tratamento mais específico para feridas   são encaminhados  ao ambulatório. “ As feridas podem causar um processo infeccioso que  se não receber um tratamento específico pode  causar  aamputação de membros e levar inclusive o paciente a óbito” informou a coordenadora.

As principais lesões registradas  foram feridas   causadas por traumas atingindo um percentual de quase 20% do atendimento realizado.  Em segundo lugar com quase 12%  dos casos, ficaram as úlceras por pressão ( feridas que  geralmente ocorrem  em  pacientes acamados) e as queimaduras.

Pacientes com diabetes também estão propensos a desenvolverem feridas, porque boa parte dos diabéticos perde a sensibilidade dos nervos e através da formação de calos podem surgir as lesões. “ Precisamos cuidar e orientar esses pacientes, com relação a calçados adequados, alimentação saudável e  cuidados especiais com essas lesões” afirmou Joana Silva.

A prefeita Célia Rocha (PTB) por intermédio da Secretária Municipal de Saúde já autorizou a compra de curativos especiais com tecnologia avançada que é mais eficaz no tratamento de feridas como telas, placas  e  gel especial. “ Uma placa dessas que é colocada em cima da  lesão chega a custar R$ 400,00” e o paciente atendido no ambulatório municipal vai  receber  esse tratamento de graça”  concluiu a prefeita.

Fonte: Cada Minuto.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: