Publicado por: evitoria | 2 de outubro de 2013

‘Outubro Rosa’ irá diagnosticar mais de 7 mil mulheres em AL


{8a3b5a43-52ad-417a-bcbf-3f9bcf3467bc}_dsc_0198

Para comemorar o mês oficial de combate ao câncer de mama e da campanha “Outubro Rosa” em todo o mundo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando nesta quarta-feira (2), um atendimento especial na Praça Multieventos, na Pajuçara. O atendimento conta com uma unidade móvel para a realização do diagnóstico precoce da doença.

De acordo com o secretário Jorge Villas Boas, a ação tem por objetivo conscientizar o quanto antes mulheres entre 40 e 69 anos para a importância do exame de saúde. “A adesão desde 2002 que nós fazemos essa atividade par alertar as mulheres para a prevenção do câncer e para o diagnóstico precoce. O importante é que quanto antes for feito o diagnóstico a possibilidade de cura chega a quase 100%”, diz Villas Boas.

Apenas um exame de mamografia é realizado por ano. Para atender a demanda do Estado, a Sesau está disponibilizando duas unidades móveis, uma na capital e outra no interior que devem realizar cerca de 280 exames por dia. A cidade de Palmeira dos Índios e Viçosa, vão ser as primeiras a serem atendidos pela unidade que se desloca pelo interior. “Os dados são preocupantes, apesar de estar um pouco abaixo da média nacional, mas nós estamos com a previsão de 440 novos casos de câncer de mama só aqui em Alagoas em 2013. E desses, a metade está prevista para acontecer em Maceió, por isso estamos fortalecendo a campanha na capital”, diz.

Jorge afirma ainda que as cidades do interior possuem também instalados em suas unidades hospitalares o aparelho de mamografia. “há mamógrafos nas regiões. Temos conhecimento de que vários estão sendo subutilizados e funcionando apenas com 30% da sua capacidade. Então não se justifica, tem mulher que reclama do desconforto do exame, mas desconforto maior é você ter diagnosticado um câncer em caso avançado”, alerta.

A campanha pretende diagnosticar 7.200 mulheres.O resultado dos exames serão disponibilizados para a população já a partir dessa quinta-feira (3) no Shopping Pátio Maceió. A unidade fica lá até o dia 12 de outubro e depois se desloca para o estacionamento do Centro de Conveções Ruth Cardoso, onde fica até o dia 14.

Para a realização da mamografia o usuário precisa apresentar a carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso é gratuito.

Fontes: Alagoas 24 Horas.


Categorias

%d blogueiros gostam disto: